quarta-feira, 20 de julho de 2016

Subsídios leitura diária EBD -Quarta feira 20/07/16


O fruto do justo é árvore de vida. A ideia do vs. 28 é mais desenvolvida ainda. O homem justo é como uma árvore frutífera saudável; e isso resulta em vida. Assim também a sabedoria produz vida, um tema muito repetido e comentado em Pro. 4.13. Ver também 9.6,11; 10.11,17; 11.4,19. Quanto à figura da árvore da vida, ver Pro. 3.18, cujas notas expositivas também cabem aqui. “O homem justo, pela realização de seus deveres e boas obras, traz vida e cura (Apo. 22.2)” (Ellicott, in loc.). A figura pode ser relativa a uma boa árvore frutífera, cujos frutos, uma vez comidos, dão vida aos que os consomem, que é a ideia da referência do versículo do livro de Apocalipse, que acabamos de referir.

Ao vencedor dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida, que se encontra no paraíso de Deus.
(Apocalipse 2.7)

Antítese(sentido oposto) ou Sinônimo? Um significado vinculado à segunda linha métrica é o que diz que o homem bom obtém sucesso contra os seus inimigos e “toma vidas", ou seja, destrói outras pessoas. Esse é um significado comum da palavra “tomar”. Mas isso, apesar de ser possível, parece ser estranho ao contexto. Portanto, rejeitamos a segunda linha métrica como antitética. O significado, pois, parece ser que o homem bom “toma almas para si mesmo, a fim de lhes dar seus frutos doadores de vida”. Em outras palavras, ele os leva à obediência à lei, conforme esta é interpretada pelas declarações de sabedoria, e nisso eles encontram a vida, tal e qual o homem bom a possui.

Aplicação Evangélica. Tomando-se a segunda linha como sinônimo, salienta-se a atividade de salvação dos sábios, e a salvação evangélica é, então, a vida que está em vista. Esta é uma boa aplicação do texto, mas não o que o texto ensina. Se está em pauta a vida, então a vida é a do ideal do Antigo Testamento, uma vida longa, saudável, próspera, que compartilha das promessas do pacto. Não há aqui nenhuma ideia de vida para além do sepulcro, que veio a tornar-se uma doutrina dos hebreus, tendo penetrado na Bíblia primeiramente nos Salmos e nos Profetas. Cf. Dan. 12.2, onde a ideia já aparece como firmemente estabelecida. As palavras “ganha almas” (vs. 30) não significam conquistar almas salvas por meio do evangelismo. Visto que “ganhar” significa, literalmente, “atrair” ou “tomar”, a ideia pode ser que uma pessoa justa atraia outra para a sabedoria. Isso se ajusta ao pensamento da primeira parte do versículo, que retrata uma árvore que dá vida às pessoas por meio de seus frutos” (Sid S. Buzzell, in loc.).

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