quinta-feira, 28 de julho de 2016

Subsídios leitura diária EBD -Quinta feira 28/07/16

«...lepra...» Um tipo de pecado, asqueroso, incurável, propagador. Esse vocábulo era usado para indicar certo número de doenças da pele, incluindo algumas formas verdadeiras de lepra. Evidentemente os tipos bíblicos de lepra não'são as variedades comuns hoje em dia. Mateus e Marcos dizem simplesmente «lepra», mas Lucas escreve mais graficamente coberto de lepra. Sendo médico, Lucas mostra-se mais exato na descrição da enfermidade. Aqui e ali, no evangelho de Lucas e no livro de Atos, vemos termos médicos que mostram a influência da profissão de Lucas sobre a sua
linguagem. 
A lepra antiga era reconhecida pelos médicos sob três formas: 1. Branco embotado; 2. branco claro; e 3. negro. Tais observações provavelmente indicavam 0 caráter variado da malignidade da doença. As
palavras de Lucas, neste caso, descrevem um caso extremamente avançado e aparentemente sem cura. (Ver notas em Mat. 8:2).
«Senhor...» Embora essa palavra seja usada a respeito de Jesus para indicar a sua deidade, contudo, aqui alguém dificilmente esperaria que o homem fizesse tal pronunciamento. A palavra era empregada, tal como também o fazemos hoje em dia, como mero pronome de tratamento. Mas não há que duvidar que Tomé, ao empregar tal vocábulo, em relação a Jesus, no trecho de João 20:28, tencionava mostrar que reconhecia a divindade de Jesus. (Ver a nota em Mat. 8:2 sobre mais detalhes acerca dessa palavra e seu uso).
«...podes purificar-me...» Todos os evangelistas empregam o verbo «purificar», e não «curar», o que reflete a lei judaica que diz que os leprosos eram cerimonialmente impuros, e por isso mesmo não estavam aptos para participar da adoração pública. A imundícia corporal também deixava o indivíduo «impuro» para a adoração divina. Trata-se de um termo usado, igualmente, para indicar a impureza moral. A pessoa cujo pecado não fora ainda perdoado, não estava preparada para participar da adoração. Assim sendo, era mister que o adorador estivesse limpo corporal, cerimonial e moralmente, se queria participar da adoração ao Deus santo. 

Nenhum comentário: